terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O cara de cima do muro


Don Cheadle é um camarada curioso. Não creio que seja um astro, e somente nos últimos tempos (principalmente após aparecer em Homem de Ferro) é que melhorou um pouco o seu status. Mas apesar de não ser um ator muito cativante, seus filmes costumam der bons.

E é isso mesmo o que acontece em O traidor. Embora com uma tirada previsível, o velho golpe do mocinho que se passa por bandido e acaba derrubando os planos maquiavélicos dos vilões, o filme tem uma trama bem construída, dando justificativas bastante plausíveis para o caos terrorista que ataca o mundo e os EUA.


O filme tem uma narrativa bastante inteligente, com uma direção preocupada em não perder detalhes sem tornar a coisa chata. O elenco não é um primor, mas é esforçado e consegue fazer a história rodar sem estrelismos desagradáveis.

Na história, um operador da CIA (Don Cheadle) trabalha secretamente contra um grupo de terroristas e acaba tornando-se suspeito de terrorismo. Guy Pearce é um agente do FBI que investiga as atividades terroristas.

O ponto confuso fica para as viagens que os personagens participam. Em um momento o cara tá na Inglaterra, daqui a pouco toma um ônibus e um trem e já mudam para os EUA, depois já estão de volta à França. Parece que América e Europa estão a menos de uma hora de distância.

No mais, o filme é uma boa pedida. inteligente, com boas doses de ação, e uma trama que prende a atenção de quem o assiste. Não creio que o filmes seja exatamente um drama, mas como thriller político funciona bem. Um bom vídeo para quem procura investigação e fugas desconcertantes, sem perder o conteúdo da história.


FICHA TÉCNICA
Diretor: Jeffrey Nachmanoff
Elenco: Guy Pearce, Don Cheadle, Jeff Daniels, Neal McDonough, Saïd Taghmaoui, Archie Panjabi, Simon Reynolds, Lorena Gale, Jonathan Walker, Alexandra Castillo.
Produção: Don Cheadle, David Hoberman, Kay Liberman, Todd Lieberman, Chris McGurk, Danny Rosett, Jeffrey Silve
Roteiro: Steve Martin
Fotografia: J. Michael Muro
Trilha Sonora: Mark Kilian
Duração: 114 min.
Ano: 2008
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Classificação: 14 anos

Nenhum comentário: