quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Hiper, super, extra, mega...


Megamente é uma animação bastante curiosa. Não só ao ser analisada, mas também ao ser assistida. Acontece que entre as animações "top" de linha, não acredito que o filme seja, de fato, mega. Mas em relação à trama, o roteiro tem uma sacada bastante diferente e surpreendente.


É um filme coloridão, legar para a criançada, com personagens bem definidos e que enriquecem a produção. Há apenas que se estranhar os estereótipos... o mocinho bombadão, metido a bacana e bonitão, contra o vilão franzino e azulado, e que onde pisa causa má impressão.

Acho também que o assistente peixe foi pouco explorado. Sem dúvidas o mais engraçado do pacote, em alguns momentos salva a cena. Quem imaginaria um assistente que vive dentro de um aquário?

Mas no geral, o filme não deixa a desejar. O destaque mesmo é para o roteiro, que explora a luta entre o bem e o mal, e o que acontece quando finalmente o mal vence o bem. Imagine o que aconteceria se o Pinguim vencesse o Batman... ou se o Lex Luthor vencesse o Super Homem... pois é esse lado que Megamente acaba explorando, dando um significado bem interessante e engraçado ao resultado final.

Destaque também para a excelente trilha sonora, com AC/DC, Ozzy Osbourne, Michael Jackson,
Guns N' Roses, e até Elvis Presley. Funciona perfeitamente em meio à ação que rola no filme.

Na história, Megamente (Will Ferrell) é um vilão magro, usa vestes nas cores azul e preta e sua cabeça é careca e grande, devido ao cérebro privilegiado. Ele deseja conquistar a cidade de Metro City e faz diversas tentativas, muitas delas frustradas. O vilão precisa ter oponentes para que sua vida tenha sentido e, após a morte de Metro Man (Brad Pitt), Megamind cria Titan (Jonah Hill) para ter com quem rivalizar.

Uma produção bastante interessante, principalmente quanto ao seu conteúdo. Como animação, poderia explorar um pouco mais a riqueza de detalhes possíveis na categoria. Mesmo assim, é uma pedida interessante para toda a família. Embora tenha concorrido como melhor animação, falta um tanto para merecer esse destaque. É um bom filme, mas não chega a ser maravilhoso. Se divirta sem compromisso. Vale o valor do ingresso de cinema.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Tom McGrath
Elenco: Vozes na versão original de: Brad Pitt, Will Ferrell, Jonah Hill, Tina Fey.
Produção: Stuart Cornfeld, Ben Stiller
Roteiro: Alan J. Schoolcraft, Brent Simons
Trilha Sonora: Lorne Balfe, Hans Zimmer
Duração: 96 min.
Ano: 2010
País: EUA
Gênero: Animação
Cor: Colorido
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Estúdio: Dreamworks / Red Hour Films
Classificação: Livre

Nenhum comentário: