terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

E o que você aprendeu com tudo isso?


O Aprendiz de Feiticeiro tinha tudo para ser uma excelente pedida. Nicolas Cage e Alfred Molina numa épica batalha de feiticeiros, com efeitos especiais e cenas de ação com um certo entusiasmo. Mas o enredo não emplaca.


Os filmes do produtor Jerry Bruckheimer costumam zelar pela qualidade, e aqui as coisas não são diferentes. Uma bela fotografia, efeitos gráficos impressionantes, e um elenco bastante razoável.

Mas é na história que o filme perde alguns pontos preciosos. A trama não tem muitas surpresas, e você pode antecipar algumas passagens, ou pior, estranhar alguns detalhes que no conjunto da obra sobressaem e não dão liga ao restante da produção. Um exemplo é a escapada de Cage e Molina do vaso onde passam presos 10 anos. Não estragarei a surpresa, mas a cena é levemente bizarra, e levanta algumas questões absurdas. Como a razão de eles terem escolhido aquele determinado momento para sair dali? Ou o que teriam feito durante esse tempo? Enfim, detalhes desnecessários, mas que surgiram com uma sequência igualmente desnecessária.

O filme apresenta Dave (Jay Baruchel) como apenas um estudante comum, ou assim parece, até que Balthazar Blake (Nicolas Cage), um feiticeiro experiente, o recruta como seu relutante protegido e dá a ele um curso rápido nas artes e na ciência da magia. Enquanto Blake se prepara para a batalha contra as forças ocultas em Manhattan dos dias de hoje, Dave logo entende que terá de reunir toda a sua coragem para sobreviver ao treinamento, salvar a cidade e ficar com a garota que ama.

Uma história previsível, que deixa de apostar em elementos que causariam mais surpresa. No fim das contas, a produção se apresenta como um filme mais infantil, ou voltado ao público menos preocupado com uma trama mais elaborada. Não deixa de ser uma boa pedida para aquele vídeo da tarde de sábado, mas ao fim deixa aquela sensação de que faltou alguma coisa. Assista sem muitas ambições.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Jon Turteltaub
Elenco: Nicolas Cage, Monica Bellucci, Jay Baruchel, Alfred Molina, Teresa Palmer, Toby Kebbell, Omar Benson Miller, Jake Cherry, Peyton List, Robert Capron.
Produção: Jerry Bruckheimer
Roteiro: Matt Lopez
Fotografia: Bojan Bazelli
Trilha Sonora: Trevor Rabin
Duração: 110 min.
Ano: 2010
País: EUA
Gênero: Aventura
Cor: Colorido
Distribuidora: Buena Vista
Estúdio: Walt Disney Pictures / Jerry Bruckheimer Films
Classificação: 10 anos

Nenhum comentário: