segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

E agora, Daniel Sam?



O remake do filme Karate Kid de 1984 é uma agradável surpresa. Com um elenco cativante, ótima fotografia, e belíssimas locações, o filme supera as expectativas e não deixa feio para o seu original de 1984.



Embora o original tivesse um tom mais romântico e melancólico, passional até, existia todo um cuidado na tratativa da relação entre o Sr. Miyagi (Pat Morita) e Daniel Larusso (Ralph Macchio), pra dar aquela impressão do respeito oriental.

A nova versão tem locações maravilhosas, lugares lindíssimos. Retratando a China de um jeito bastante especial. E o cuidado com os detalhes é muito parecido. Mesmo com mais de duas horas de filmes, a impressão que fica é que alguns detalhes poderiam ser melhor explicados, ou mais detalhados.

O filma, na verdade, é uma releitura muito feliz do original. Vários elementos foram alterados, e transportados para a realidade atual, sem abusar de elementos digitais (embora ocorram alguns efeitos especiais, mas sem abusos).

Jaden Smith mostra grande evolução como ator, e Jackie Chan em um papel mais dramático não deixa nada a desejar. No mais, o elenco não possui outras caras muito conhecidas.

No filme, Dre (Jaden Smith) vai com sua mãe para a China contra a sua vontade para que ela possa trabalhar. Ele não conhece a língua e tem dificuldades de se relacionar com as crianças de lá. O jovem sofre agressões verbais e psicológicas que não demoram a chegar à agressão física. Ele, então, conhece Mr. Han (Jackie Chan), que se oferece para lhe ensinar mandarim e artes marciais.

Alguns elementos são meio estranhos, como o fato de uma mãe solteira, trabalhadora de uma fábrica de automóveis, ser transferida para a China com o seu filho, sem saber o idioma local. É aquela velha máxima do americano que só quer falar inglês mesmo não estando em terras que tenham o inglês como idioma.

Ou a briga cabeluda que rola logo que Dre conhece a sua "namoradinha" chinesa. O pau que o garoto toma é cavernoso, mas sai apenas com um olho roxo, e no dia seguinte já tá novo, de novo. Engraçado também é o fato de o filme agora ser realmente protagonizado por adolescentes (ou semi adolescentes) enquanto que à época a produção usava atores de mais idade se passando por jovenzinhos.

Um belo filme, que surpreende e agrada. Não é um daqueles filmes para crianças ou adolescentes, pode ser visto por toda a família. Melhor ainda, pois os mais velhos poderão perceber e apontar as inúmeras diferenças entre as duas versões. Mesmo para os que não eram fãs do filme de 84, não existe muita relação, portanto, podem assistir sem grilo de ficar com a sensação de estar assistindo o mesmo filme com atores diferentes. Uma boa pedida para o vídeo em família da tarde de sábado ou domingo.



FICHA TÉCNICA
Diretor: Harald Zwart
Elenco: Jaden Smith, Jackie Chan, Taraji P. Henson, Wenwen Han, Rongguang Yu, Zhensu Wu, Zhiheng Wang, Jared Minns, Shijia Lü
Produção: Dany Wolf, Jada Pinkett Smith
Roteiro: Michael Soccio
Fotografia: Roger Pratt
Trilha Sonora: Atli Örvarsson
Duração: 140 min.
Ano: 2010
País: EUA
Gênero: Ação
Cor: Colorido
Distribuidora: Sony Pictures
Estúdio: Columbia Pictures / China Film Group / Overbrook Entertainment / Jerry Weintraub Productions
Classificação: 10 anos

Nenhum comentário: