terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Com muita classe

Só agora, muito tempo após seu lançamento, é que tive coragem de assistir Esquadrão Classe A. Essas adaptações de seriados, desenhos animados, brinquedos, quadrinhos, etc, não costumam empolgar. Mas dessa vez me sinto enganado. O filme não é um primor, nem zela pela cópia idêntica da série, mas é muito bom.

Boas doses de ação e tiradas engraçadas na medida certa. O filme surpreende e provoca a saudade àqueles que conheceram a série. O elenco original, com George Peppard - Hannibal, Dirk Benedict - Faceman, Mr. T - B.A. e Dwight Schultz - Murdock, tinha um baita carisma. Mas o novo grupo não decepciona.

O filme conta quando, em 2003, uma unidade operacional de elite foi condenada pela corte militar por um crime que não cometeu. Mas estes homens escaparam rapidamente da prisão de segurança máxima e passaram a viver clandestinamente no submundo de Los Angeles. Hoje, ainda procurados pelo governo, sobrevivem como mercenários.

Efeitos especiais bem trabalhados, cenas alucinantes de explosões e perseguições aéreas, diálogos irônicos entre os personagens, o filme não se prende a muitos detalhes, evita as longas apresentações desnecessárias, e tem um "pé" no seriado dos anos 80. Tanto que valeria uma continuação ou, quem sabe, o investimento na recriação de um seriado que siga a mesma dinâmica.

O filme é muito bom, só ficou devendo quanto ao velho furgão preto e vermelho (um ícone da série), que não tem um final tão feliz no longa. Não exagera nas cenas de ação nem no sangue. É inteligente, com uma narrativa super rápida, que faz não se perceber as duas horas de filme. Explorou adequadamente o seriado e engatilhou uma produção de qualidade, surpreendendo os menos otimistas. Vale assistir com toda a família e matar a saudade.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Joe Carnahan
Elenco: Liam Neeson, Bradley Cooper, Quinton "Rampage" Jackson, Jessica Biel, Sharlto Copley, David Richmond-Peck.
Produção: Stephen J. Cannell, Jules Daly, Ridley Scott, Tony Scott, Spike Seldin, Iain Smith, Alex Young
Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas, Skip Woods
Fotografia: Mauro Fiore
Trilha Sonora: Alan Silvestri
Duração: 125 min.
Ano: 2010
País: EUA
Gênero: Aventura
Cor: Colorido
Distribuidora: Fox Film
Estúdio: Dune Entertainment / Scott Free Productions / Stephen J. Cannell Productions / Twentieth Century-Fox Film Corporation
Classificação: Livre

Nenhum comentário: