quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Pra endoidar de tanta curtição



Pra fechar o ano, um clássico, ou se preferir, um cult. A discussão sobre essa definição aqui, pode ser grande ou não, mas o fato é que Curtindo a Vida Adoidado consegue ser um clássico e um cult, e nem por isso deixa de ser impressionante e incrível.

Já assisti o filme inúmeras vezes, e nunca canso. A trama continua atual. O lado cômico permanece engraçado. Os personagens se transformaram em ícones. E o filme merece um lugar de destaque na coleção de qualquer adorador de cinema e vídeo.

No filma, Ferris Bueller (Broderick) é um garoto esperto e cheio de truques que decidiu tirar um dia de folga. Ele, a namorada e um amigo inventam muitas mentiras para não irem à escola e saem pelas ruas de Chicago com a Ferrari do pai de Cameron (Alan Ruck). Juntos, aproveitam ao máximo o dia livre enquanto o diretor da escola e a irmã invejosa de Ferris estão atrás deles.

O elenco é uma qualidade à parte. Matthew Broderick, Alan Ruck, Mia Sara, Charlie Sheen, e Jeffrey Jones (este último, hilário) juntos, encantam de tão bons. São atuações leves, divertidas, com diálogos bem construídos. O filme é praticamente inteiramente construído sobre os seus personagens, ou seja, não tem efeitos especiais, jogo de câmeras ou excessos que dividam a atenção. Não sei se hoje o cinema é capaz de criar um filme com a mesma força, só contando com a competência do seu elenco.

Fantástico é só uma das palavras que podem defini-lo. O tempo de narração quase não permite piscar. E se você parar pra avaliar friamente, perceberá que o filme é tão simples, mas ao mesmo tempo tão inteligente, que quando acaba, sente vontade de assistir mais uma vez, e outra, e outra.

Uma excelente produção. Humor e aventura na medida certa. Pra assistir com a família ou sozinho, sempre que tiver uma oportunidade. Um filme que realmente justifica a razão de ter se tornado um marco na história do cinema.

FICHA TÉCNICA
Diretor: John Hughes
Elenco: Matthew Broderick, Alan Ruck, Mia Sara, Charlie Sheen, Jeffrey Jones.
Produção: John Hughes, Tom Jacobson
Roteiro: John Hughes
Fotografia: Tak Fujimoto
Trilha Sonora: Arthur Baker, Ira Newborn, John Robie, Yello
Duração: 103 min.
Ano: 1986
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Paramount Pictures
Classificação: Livre

Nenhum comentário: