sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Morre diretor de A Pantera Cor-de-Rosa aos 88 anos

Blake Edwards, diretor que ficou famoso pelo filme A Pantera Cor-de-Rosa (1963), morreu na manhã desta quinta-feira (16) aos 88 anos de idade, em Brentwood (Califórnia).

De acordo com a revista Variety, o cineasta morreu ao lado de sua mulher, a atriz Julie Andrews, com quem foi casado por 41 anos, e seus filhos.

Seus filmes combinavam os elementos da comédia muda com um toque de drama. Do humor aos filmes de guerra, passando pelo western, Edwards conquistou a fama ao realizar clássicos como Anáguas a Bordo (1959), Bonequinha de Luxo (1961), Vício Maldito (1962) e Um Tiro no Escuro (1964), isso sem contar o seu grande sucesso A Pantera Cor-de-Rosa (1963).

Aliás, a bilheteria do filme com Peter Sellers interpretando o inesquecível Inspetor Clouseau fez com que o diretor retornasse à série em A Volta da Pantera-Cor-de-Rosa, em 1975, novamente com Sellers no papel principal.

Apesar das famosas brigas entre Edwards e Sellers, a dupla rendeu uma boa parceria em outras produções, como em Um Convidado Bem Trapalhão (1968).

Edwards, que ganhou o Oscar honorário em 2004, foi casado com sua primeira mulher, Patricia, por 14 anos. Tiveram uma filha, Jennifer, e um filho, Geoffrey. Em 1969, ele se casou com Andrews e o casal chegou a adotar dois órfãos vietnamitas.

A causa de sua morte ainda não foi divulgada oficialmente.

Nenhum comentário: