quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Assista se for um deles



Confesso que após assistir o filme, pesquisei algumas opiniões, e o que encontrei me surpreendeu bastante. Mais do que o próprio filme. Na verdade, não gostei do filme. Apesar de entender o tom irônico às produções de ação do passado (em alguns casos, bastante distante), não achei que o filme seja o tal, como muitos apontaram.

O elenco, com Stallone, Bruce Willys, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Arnold Scwartzeneger, Mickey Rourke, e mais alguns, não empolga. São clichês ambulantes. Atuações absurdas e exageradas, que se não existissem, ninguém sentiria falta.

Foi dado um tom de paródia, o que faz com que se relevem muitos dos absurdos da história. O filme abusa das cenas de ação, com efeitos especiais que não são tão especiais assim, com o forte investimento no elenco, que chega a poluir a trama.

No filme, um grupo de mercenários - composto por Barney Ross (Sylvester Stallone), Lee Christmas (Jason Statham), Yin Yang (Jet Li), Hale Caesar (Terry Crews), Toll Road (Randy Couture) e Gunnar Jensen (Dolph Lundgren) - é enviado para um país da América do Sul para derrubar um ditador. Logo após o começo da missão, o grupo descobre que a missão não é tão simples quanto parecia e, de repente, está no meio de uma perigosa conexão.

Não chega a ser engraçado, muito menos empolgar como ação. Muito se fala em assistir para entender o tom crítico aos filmes de ação que construiu boa parte dos currículos desses astros. Não acho que vale a crítica, já que para isso precisaria se esforçar um pouco mais. Tenta ser uma grande produção, na tentativa de ressucitar algumas pérolas da TV. Talvez em breve se transforme num clássico da Sessão da Tarde, mas não é um daqueles filmes imperdível. Assista, mas sem pretensões. Ou melhor, espere passar na TV, pra não ficar com a sensação de dinheiro mal investido.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Sylvester Stallone
Elenco: Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Eric Roberts, Randy Couture, Steve Austin, Mickey Rourke, Arnold Schwarzenegger, Giselle Itié.
Produção: Kevin King, Avi Lerner, Kevin King Templeton, John Thompson, Les Weldon
Roteiro: Sylvester Stallone
Fotografia: Jeffrey L. Kimball
Trilha Sonora: Brian Tyler
Duração: 104 min.
Ano: 2010
País: EUA
Gênero: Ação
Cor: Colorido
Distribuidora: Califórnia Filmes
Estúdio: Millennium Films / Nu Image Films / Rogue Marble / Fuzzy Bunny Films
Classificação: 16 anos

Nenhum comentário: