quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Fique longe desta loja



Você gosta de humor negro sem muito sentido? Então esse pode ser o seu filme. Carros Usados, Vendedores pirados abusa de clichês humorísticos sem muita graça, e bastante apelação sexual.

Um roteiro bastante bagunçado, com detalhes dispensáveis ou, no mínimo, confusos, também não ajuda. A história tinha tudo para ser engraçada, se bem explorada. No entanto, se perde em vários momentos. Um exemplo é a crise existencial do protagonista, que é um vendedor mercenário de sucesso, mas que fica doido quando descobre um rapaz sem pai que trabalha ao seu lado, com a mesma idade de quando passou por aquela cidade, engravidou uma garota e desapareceu.

Alguns personagens também ficaram muito embaralhados. O filho de 10 anos com o corpo de um adulto (ele cresce mais rápido), o DJ que não gosta de receber ordens, o patrão com tendências homossexuais, ou mesmo o vendedor da equipe mercenária, que nunca fez amor com uma só mulher (sempre com mais de uma).

Liderado por Don Ready (Jeremy Piven), grupo de vendedores de automóveis autônomos, especialista em vendas rápidas, com esquemas muito loucos, tem a missão de vender todos os carros de uma loja com problemas financeiros. Para isso, vão treinar a equipe incompetente da loja e enfrentar a desleal concorrência de outra revendedora.

A história poderia ter explorado melhor vários pontos, e ter se tornado muito mais engraçada. Os conflitos entre os próprios vendedores, a disputa pela venda dos carros, o problema enfrentado para venderem mais de 200 carros em 3 dias (que a princípio eram 4 dias), as dificuldades enfrentadas na cidade, a mania de se hospedarem sempre no mesmo hotel em qualquer cidade que fossem, e muitas outras coisas. Muitos detalhes perdidos, que poderiam ser melhor explorados.

O elenco conta com nomes interessantes, como James Brolin, Ving Rhames, e até uma participação de Will Ferrell (que também assina a produção do filme), mas seus papéis não ultrapassam a barreira do mediano (sob um ponto de vista muito amigável)

O filme não acrescenta nada ao currículo de quem está assistindo. É entretenimento puro, e cru. Tosco e, muitas vezes, à beira do absurdo. Vale assistir pela curiosidade, mas se você tiver algo melhor, pode dispensar de boa, que não perderá nada de extravagante.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Neal Brennan
Elenco: Jeremy Piven, Ving Rhames, James Brolin, David Koechner, Kathryn Hahn, Ed Helms, Jordana Spiro.
Produção: Will Ferrell, Chris Henchy, Adam McKay, Kevin J. Messick
Roteiro: Andy Stock, Rick Stempson
Fotografia: Daryn Okada
Trilha Sonora: Lyle Workman
Duração: 90 min.
Ano: 2009
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Europa Filmes
Estúdio: Gary Sanchez Productions
Classificação: 16 anos

Nenhum comentário: