segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Um filme de Tarantino com cara de filme de Tarantino



Creio que o meu título resuma bem o filme Bastardos Inglórios. Sem diminuir seu valor, ou colocá-lo em um pedestal como muitos outros. O que esperar de Tarantino em um filme? Uma combinação de violência com um excelente roteiro, boas atuações, uma narração surpreendente e, de uma maneira geral, uma surpresa em cada cena.

Isso não quer dizer que o filme seja um marco do cinema. Creio que deva se transformar em um cult, como tudo aquilo em que Quentin Tarantino põe a mão, mas a história piegas do sucesso americano na guerra contra os alemães tira alguns pontos da produção, e o fim com cara de fim de filme de Quentin Tarantino (não preciso dar detalhes, até para não estragar para quem não assistiu, mas se você já viu algum filme dele, vai entender) também deixa o espectador com aquela sensação desanimada.

A trama é bastante divertida. Imagine um esquadrão de "mercenários" à caça de nazistas, e que faz parte do atentado que mata Hitler em uma sessão de cinema. Mais hilário seria imaginar Bin Laden em uma situação parecida. Embora absurda, a história é envolvente, e entretem na medida certa. Só não espere um filme com começo, meio e fim, já que essa não é exatamente a proposta dos filmes de Quantin Tarantino.

A história se passa durante a Segunda Guerra, na França ocupada pelo exército alemão, em que a jovem Shosanna Dreyfus (Mélaine Laurent) testemunha a execução da família pelo coronel nazista Hans Landa (Christoph Waltz). Porém, ela consegue escapar e passa a viver sob a identidade de uma proprietária de cinema em Paris, enquanto aguarda o momento certo para se vingar. Ainda na Europa, o tenente Aldo Raine (Brad Pitt) organiza um grupo de soldados judeus para lutar contra os nazistas. Conhecido pelo inimigo como "Os Bastardos", o grupo de Aldo recebe uma nova integrante, a atriz alemã e espiã disfarçada Bridget Von Hammersmark (Diane Kruger), que tem a perigosa missão de chegar até os líderes do Terceiro Reich.

É um filme bem produzido, bem dirigido e, até, inovador. Não partilho a opinião a respeito de ser merecedor do Oscar de melhor filme, mas ainda assim não deixa de ser uma boa produção. Não espere um filme tradicional de guerra. A ideia aqui é explorar sensações. Pra quem não gosta do tema ou prefere algo mais light, é desaconselhável. No mais, é um filme interessante.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Quentin Tarantino
Elenco: Brad Pitt, Diane Kruger, Mélanie Laurent, Christoph Waltz, Daniel Brühl, Eli Roth, Samm Levine, Michael Fassbender, B.J. Novak, Til Schweiger.
Produção: Lawrence Bender
Roteiro: Quentin Tarantino
Fotografia: Robert Richardson
Duração: 153 min.
Ano: 2009
País: EUA/ Alemanha
Gênero: Ação
Cor: Colorido
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Estúdio: Lawrence Bender Productions / Universal Pictures / A Band Apart / The Weinstein Company / Studio Babelsberg / Zehnte Babelsberg
Classificação: 18 anos

Nenhum comentário: