terça-feira, 28 de setembro de 2010

Tecnologia 3D causa controvérsia no mercado de TVs

Para alguns consultores, a moda é passageira; terceira dimensão não é enxergada por pessoas com problemas de visão

O filme Avatar, lançado em dezembro do ano passado em 3D, atiçou a vontade de muitos consumidores de ter a tecnologia em suas casas. O desejo foi uma ordem e algumas fabricantes de TV decidiram apostar em lançamentos com a tecnologia para este ano. Existe, no entanto, quem acredite que o 3D é passageiro e a moda não vai pegar.

Os motivos para a baixa adesão aos modelos 3D são inúmeros, segundo o setor. O preço mais elevado dos aparelhos com a tecnologia (uma TV com a tecnologia chega a custar o dobro) e a falta de capacidade de muitas pessoas não enxergarem o 3D são algumas das razões.

De acordo com fabricantes de aparelhos, 18% da população mundial não conseguem enxergar o 3D por algum problema de visão. O número é contestado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, mas a falta de visão binocular é comum entre as pessoas, afirmou o Mauro Onishi, professor da Escola Paulista de Medicina.

Segundo ele, muitos problemas, como miopia, estrabismo ou astigmatismo, podem comprometer o bom resultado do 3D. “Para uma pessoa enxergar a tecnologia, ela precisa ter a visão boa nos dois olhos. Caso contrário, ela pode sentir algumas reações negativas, como dor de cabeça e náuseas”, afirmou o professor.

A Philips é uma das companhias que afirmam que os televisores 3D não são a grande sensação do momento. A companhia planeja apenas dois lançamentos de aparelhos com a tecnologia no Brasil e suas apostas são focadas em qualidade de imagem e TVs com acesso a internet. “Trata-se de uma tecnologia transitória, por isso vamos investir em qualidade de imagem”. Os dois lançamentos 3D da companhia devem chegas às lojas em outubro.

A LG acredita na tecnologia a principal representante do segmento no Brasil. Em um dos principais sites de vendas online do País, dos 21 modelos 3D ofertados 14 são da companhia.

Por Daniela Barbosa, para iG São Paulo, em 28/09/2010, no link http://economia.ig.com.br/empresas/comercioservicos/tecnologia+3d+causa+controversia+no+mercado+de+tvs/n1237785432034.html

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