quinta-feira, 29 de julho de 2010

Só ou acompanhado... risadas garantidas...


Esse é das antigas. Uma bela comédia dos idos anos 80. Com duas feras. Uma delas, infelizmente, já nos deixou.
Antes só que mal acompanhado é um filme que a atuação de seu elenco dita as regras da história. Atuações limpas, sem efeitos, humor puro, sem recursos digitais que possam filtrar a essência de seus atores.
É uma comédia bastante divertida, que conta a história do publicitário Neal Page (Steve Martin), que para passar o dia de Ação de Graças com a família, decide voltar de avião de Nova York para Chicago. Quando chega no aeroporto, constata que o vôo está atrasado e sua passagem na primeira classe havia sido transferida, por engano, para a classe turística. Pior que isso é ter de aturar ao seu lado, durante a viagem, o vendedor inconveniente, chato e falastrão Del Griffith (John Candy). Para completar, uma tempestade de neve impede que o avião pouse em Chicago e este só consegue aterrisar em uma cidadezinha do Estado do Kansas. Neal decide ir para lá com outro meio de transporte, pois não sabe se haverá um novo vôo capaz de fazê-lo chegar a tempo em Chicago, e Del Griffith decide acompanhá-lo. Os dois iniciam uma verdadeira maratona num trajeto tão desastrado que quase leva o desesperado Neal a querer matar seu gordo acompanhante por seus palpites infelizes.
Com roteiro, produção e direção de John Hughes, falecido em 2009, que tem em seu currículo obras como Clube dos Cinco, Curtindo a Vida Adoidado, A Garota de Rosa Shocking, Esqueceram de Mim, e tantos outros sucessos das décadas de 1980 e 1990, o filme conta em seu elenco com Steve Martin (Garota da Vitrine), John Candy (Jamaica Abaixo de Zero), Laila Robbins, Michael McKean, Kevin Bacon e Dylan Baker.
Uma produção que não promete muito, mas que garante boas risadas. Independente de se tratar de um filme exaustivamente repetido na TV aberta, vale o repeteco.
FICHA TÉCNICA
Diretor: John Hughes
Elenco: Steve Martin, John Candy, Laila Robbins, Michael McKean, Kevin Bacon, Dylan Baker.
Produção: John Hughes
Roteiro: John Hughes
Fotografia: Donald Peterman
Trilha Sonora: Brian Banks, Ira Newborn
Duração: 93 min.
Ano: 1987
País: EUA
Gênero: Comédia Dramática
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Paramount Pictures

Nenhum comentário: