terça-feira, 29 de junho de 2010

Você quer saber onde vivem os monstros?




Não sei bem como caracterizar esse filme... talvez esperasse mais... talvez não tenha entendido o conteúdo... as mensagens nas entrelinhas... sei lá... também não sei como caracterizar o público desse filme... enfim, como deu pra perceber, o filme é um bocado obscuro em várias partes.

O que talvez fosse um bom filme pra crianças, com mensagens de amizade e trabalho em grupo, saiu um pouco do formatão padrão de filmes dessa natureza. O diretor Spike Jonze (co-criador e produtor de Jackass), talvez acostumado com seus vídeo clipes e filmes alternativos, tentou trazer um pouco desse padrão diferente para Onde Vivem os Monstros e, pelo meu entendimento, não deu muito certo.

Às vezes parece que você está assistindo uma versão infantil de A Bruxa de Blair. Não pelo terror, mas pelo trabalho rápido das câmeras. A fotografia menos elaborada. Os diálogos mais fortes e o uso de personagens meio esquisitos.

O filme tem em seu elenco Forest Whitaker (O Último Rei da Escócia), Catherine Keener (Amigas com Dinheiro), Paul Dano (Show de Vizinha), James Gandolfini (mais conhecido pelo seu papel em Sopranos), Catherine O'Hara (Esqueceram de Mim), além de Lauren Ambrose, Tom Noonan, Alice Parkinson, Max Records, além de Michael Berry Jr..

No filme, o inovador diretor leva para as telas um dos mais adorados livros infanto-juvenis de todos os tempos, uma história clássica sobre a infância e até onde temos de ir para entender o mundo em que vivemos. Max é um garoto travesso mandado de castigo para seu quarto depois de desobedecer a mãe. Porém, a imaginação do menino está livre e o transporta para um reino desconhecido. Encantado, Max parte para a terra dos Monstros Selvagens, onde Max é o rei.

Uma produção alternativa, cuja qualidade vai além da sua técnica, e se concentra na mensagem. Talvez o livro de Maurice Sendak, em que o filme se baseou, seja mais infantil, ou concentre melhor sua mensagem a esse público. Não deixa de ser um filme interessante, mas sua construção é confusa, o que dificulta a boa receptividade de seu conteúdo. Enfim, um filme infantil pra gente grande ver.

Nenhum comentário: