segunda-feira, 21 de junho de 2010

Perdido no Planeta dos Macacos



Esse é um daqueles filmes que está fora dos padrões atuais, embora seja mais atual do que muitos dos remakes que fingem ser inovadores. O que eu quero dizer com isso? Quero dizer que O Planeta dos Macacos é um filme que ultrapassa a sua época e, ainda hoje, se apresenta de maneira inovadora e eficaz.

Este é uma excelente pedida para os admiradores do estilo ficção científica, mas atende muito bem àqueles que curtem um filme com uma história envolvente e bem construída.

Na verdade, assisti o filme novamente nos últimos dias, e confesso que fiquei fascinado em pensar nas sensações que uma produção como essa pode ter causado nos telespectadores à época em que foi lançado. Hoje temos efeitos especiais, elencos cheios de estrelas, novas tecnologias, novas possibilidades de movimento e edição, mas em 1968 a aposta era no conjunto boa história/elenco competente/maquiagem e, por mais incrível que possa parecer, funcionava (e eu ainda acho que funciona) muitíssimo bem.

A trama é fantástica, fruto da excelente direção de Franklin J. Schaffner , e o elenco que conta com nomes como Charlton Heston (Os Dez Mandamentos e Ben-Hur), Kim Hunter (Um Bonde Chamado Desejo), Roddy McDowall (O Destino do Poseidon), Maurice Evans, James Whitmore e James Daly.

No filme, três astronautas americanos acordam da hibernação e descobrem que sua espaçonave caiu em um planeta desconhecido, dominado por macacos e gorilas. Estes primatas são inteligentes e desenvolveram uma civilização própria, e vêem os humanos como uma espécie inferior. O austronata George Taylor (Charlton Heston) é capturado e, quando os macacos descobrem que ele pode falar, surge uma divisão entre os que querem matá-lo e os que vão defendê-lo. Mas ele ainda descobrirá coisas surpreendentes sobre o planeta.

A produção ainda recebeu um Oscar especial para John Chambers, responsável pelo trabalho de maquiagem.

Uma excelente pedida para aqueles que curtem uma boa dose de cinema clássico (ou cult), sem ter que se preocupar com a idade do filme ou com as máscaras esquisitas que são usadas pelos atores. Simplesmente sensacional!!!

Nenhum comentário: