segunda-feira, 14 de junho de 2010

Copa do Mundo é um desafio para estúdios de Hollywood

Por Stuart Kemp e Scott Roxborough, em 11/06/2010, no link http://cinema.uol.com.br/ultnot/reuters/2010/06/11/copa-do-mundo-e-um-desafio-para-estudios-de-hollywood.jhtm .

LONDON (Hollywood Reporter) - O maior show nos gramados, a Copa do Mundo, começa. E, para europeus atingidos pela recessão, o evento é recebido como uma boa dose de entretenimento de graça em meio a medidas governamentais para reduzir gastos por todo o continente.

Os organizadores receberam mais de 3,4 bilhões de dólares pelo valor dos direitos de transmissão e de patrocínio, enquanto bilhões vão aumentar a receita de publicidade das redes de televisão.

O canal comercial ITV, que divide os direitos da Copa do Mundo com a BBC na Inglaterra, está prevendo um aumento de 25 por cento na receita com publicidade por conta do torneio - valor que pode subir se a Inglaterra tiver bom desempenho. A alta de 25 por cento pode significar valores de 100 milhões de dólares.

Apesar da confiança das redes de televisão, os estúdios dos Estados Unidos veem o evento como um mês inteiro de dores de cabeça. As duas primeiras semanas são as piores, já que haverá jogos na hora do almoço, no meio da tarde e no horário nobre na Europa.

"É uma distração gigantesca, e se o país em questão está jogando, o negócio (nos cinemas) cai como uma pedra", disse Duncan Clark, vice-presidente da Universal Pictures International. "É possível fazer algo nos dias entre as partidas. Podemos ter grandes negócios nesses dias se estivermos preparados para aceitar alguns dias de baixa", acrescentou.

Filmes para mulheres e focados em famílias são os preferidos como alternativa à Copa do Mundo.
A Disney lança a comédia romântica com Kristen Bell "When in Rome" na Itália, Alemanha, Espanha e Holanda na primeira semana do torneio. O filme gerou apenas 33 milhões de dólares na América do Norte após a estreia em janeiro.

Já a Paramount entra com "She's Out Of My League" (lançado três meses atrás na América do Norte para gerar 32 milhões de dólares) nos maiores países, incluindo Reino Unido, Itália e França. A empresa agendou o lançamento europeu de "Shrek Forever After" para o estágio de quartas de final da Copa do Mundo.

"É um período difícil", disse Andrew Cripps, presidente do braço internacional do estúdio. "Nós achamos que abre espaço para filmes para família ter audiência, mas não há dúvida que é um grande desafio."

A Fox é a única que está enfrentando a Copa do Mundo com o lançamento do filme de ação orientado ao público masculino "The A-Team" neste final de semana em 34 países, incluindo aqueles envolvidos no torneio como Reino Unido, Austrália, Brasil, Holanda e México.

Para enfrentar a concorrência, diversas salas de cinema decidiram abraçar o torneio e vão transmitir jogos. Países como Espanha e Itália vão oferecer versão em 3D das partidas.

Os distribuidores internacionais de filmes enfrentam outro desafio após a final da Copa no dia 11 de julho. Há muitos títulos importantes nas semanas seguintes, como "Crepúsculo" e "Toy Story 3", o que corre o risco de criar um engarrafamento de filmes.

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