segunda-feira, 7 de junho de 2010

11 filmes baseados em games cobriram custos de produção

Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo chegou aos cinemas brasileiros na quinta-feira (4/6) e levanta a seguinte questão: do ponto de vista financeiro, é um bom negócio levar games consagrados ao cinema? O Cineclick investigou os números das adaptações em live-action (não contam animações) para encontrar respostas à pergunta.

A primeira versão cinematográfica com atores de um game aconteceu em 1993: Chao ji xue xiao ba wang, uma obscura adaptação vinda de Hong Kong para uma das franquias mais respeitadas dos jogos, Street Fighter.

Desde então, foram produzidos 35 longas-metragens em live-action. A lista de prejuízos é grande: apenas 11 filmes – ou 31%– arrecadaram mundialmente um valor maior do que os gatos de produção. Se fizermos um filtro ainda mais rígido, apenas nove filmes conseguiram arrecadar o dobro do orçamento.

No caminho, rastros de desastres de bilheteria, muitos filmes que “apenas” ficaram no vermelho e raras exceções de sucessos estrondosos. A lista das tristezas conta com ilustres como BloodRayne, que custou US$ 25 milhões, mas arrecadou apenas US$ 3,6 milhões. Ou Super Mario Bros., para o qual foram gastos US$ 48 milhões, mas lucrou menos da metade, US$ 20 milhões. Ou também Postal que arrecadou apenas 1% (US$ 146 mil) do orçamento (US$ 15 milhões).

Em 17 anos, Hollywood presenciou pouquíssimos sucessos retumbantes de adaptações vindas do videogame. O grande exemplo é Lara Croft: Tomb Raider , de 2001, que custou US$ 115 milhões e, graças também à presença de Angelina Jolie como heroína, rendeu US$ 274 milhões.

Apesar de a aventura liderar a arrecadação de adaptações, proporcionalmente o maior sucesso que uniu cinema e videogame é Mortal Kombat – O Filme. Lançado em 1995, o filme de pancadaria teve o discreto orçamento de US$ 18 milhões e arrecadou quase sete vezes mais (US$ 122 milhões).

O que esperar em 2010

As esperanças de reverter o histórico de resultados negativos de bilheteria (e de qualidade cinematográfica) em 2010 estão depositadas especialmente em dois filmes.

Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo tem um enorme desafio nas mãos: recuperar os US$ 200 milhões na produção, maior orçamento da história de adaptações cinematográficas de games. Os primeiros passos rascunham um futuro razoável: no fim de semana de estreia nos Estados Unidos, arrecadou US$ 30 milhões, que coloca a aventura com Jake Gyllenhaal como a 9ª maior abertura da história entre as adaptações de game. Ao redor do mundo, já são US$ 138 milhões.

A outra expectativa está em torno da única franquia vinda dos games realmente consolidada, Resident Evil. O quarto capítulo, Afterlife, estreia apenas em setembro nos Estados Unidos e no Brasil. Quando estreou em 2002, O Hóspede Maldito arrecadou o triplo do orçamento, lucro parecido com a da sequência Apocalipse e do terceiro capítulo A Exintção.

Entre 2010 e 2013, esperam-se 32 produções, entre elas algumas adiantadas, como Kane & Lynch, ou eternas novelas, no caso de Castlevania. De qualquer forma, o cinema tem olhado cada vez para os games .

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