quarta-feira, 21 de abril de 2010

O fim dos estúdios MGM?


Não é a primeira vez que ouço falar na venda ou fechamento dos estúdios Metro Goldwyn Mayer - MGM, conforme pode ser visto nos posts anteriores. Na verdade, muitos dos estúdios já passaram por problemas parecidos, e alguns até já foram comercializados ou até mesmo fechados (caso da Miramax, comprada e fechada pela Disney, e Paramount, comprada por um grupo de investidores).


Hoje, por exemplo, a MGM não é uma marca "autônoma". Sua proprietária, a japonesa Sony Pictures Entertainment, já é dona de outro grande estúdio de Hollywood, a Columbia Pictures, e hoje em dia, a Metro vive de seus sucessos do passado.


O fato é que chega a ser triste ouvir esse tipo de notícia. Como um apaixonado por filmes, o leão da MGM fez parte da minha infância, seus desenhos, seus filmes e, atualmente, até seu canal da TV a cabo.







Suas produções costumavam fazer muito sucesso e sempre havia a preocupação com a qualidade. Muitos, inclusive, fazem sucesso até hoje. Casos como o de 007 e seu James Bond, A Pantera Cor de Rosa, Rocky Balboa, O Mágico de Oz, E o Vento Levou, e produções de época com nomes consagrados como Greta Garbo, Joan Crawford, Vivian Leigh, Judy Garland, Fred Astaire, Gene Kelly e Frank Sinatra, em musicais memoráveis, além de tantos outros.



A própria MGM acabou se associando a outro grande nome em 1981, quando comprou a United Artists e, foi justamente nessa época que suas dívidas começaram a aumentar.



As transformações que o cinema sofreu, com produções repletas de efeitos especiais, cachês cada vez maiores para os atores e atrizes considerados estrelas, além da nova fórmula que recheia os roteiros (muito movimento e pouco conteúdo), também serviram para minar a estrutura do estúdio.


Sua história é muito rica, são tantos exemplos e excelentes produções, que seria necessário muito mais espaço por aqui, mas sinto que seria uma perda imensa se o nome MGM viesse a desaparecer. Tenho certeza que muitos adimiradores dos bons filmes e de tantos clássicos do cinema sentiriam falta de um nome tão importante. E você, o que pensa sobre isso? Mande a sua opinião.

Nenhum comentário: